Como Construir O Chatbot Ideal Para Sua Marca (Com Exemplos)
Existem diversos modelos de chatbots, cada um adequado a um tipo de negócio. Neste artigo, vamos abordar como construir...

Existem diversos modelos de chatbots, cada um adequado a um tipo de negócio. Neste artigo, vamos abordar como construir o chatbot ideal para sua marca, apresentando alguns exemplos.
Antes de começar a construir seu chatbot, é importante definir qual é o objetivo da sua estratégia de chatbot. Há diversos objetivos possíveis, como melhorar a experiência do usuário, aumentar as vendas, gerar leads ou, simplesmente, se comunicar com os clientes.
A partir da definição do objetivo, é possível traçar uma estratégia para alcançá-lo.
Algumas perguntas que você deve se fazer são:
Quem será o público-alvo do chatbot?
Que tipo de mensagens o chatbot vai enviar ao público-alvo?
Qual é a persona do chatbot?
Qual a linguagem do chatbot?
Qual o tom da comunicação?
Qual o objetivo do chatbot?
Qual a estratégia para alcançar esse objetivo?
Depois de responder essas perguntas, é possível começar a construir o chatbot, É importante:
Definir a interface do chatbot
Primeiramente, é necessário definir a interface do chatbot. A interface do chatbot deve ser simples e intuitiva, para que o usuário possa se comunicar facilmente. Além disso, é importante que a interface esteja de acordo com a linguagem e o tom da comunicação do chatbot.
Chatbot tem que ser responsivo
É importante que o chatbot seja responsivo, ou seja, que se adapte a todos os dispositivos. Também é importante que o chatbot tenha uma persona, ou seja, um personagem que represente a marca.
Usar uma linguagem simples e informal
Na construção do chatbot, é importante usar uma linguagem simples e informal, para que o usuário se sinta à vontade para se comunicar. O tom da comunicação deve ser amigável e descontraído.
Estabelecer uma estratégia
Para alcançar o objetivo do chatbot, é necessário estabelecer uma estratégia. A estratégia deve levar em consideração as perguntas feitas anteriormente.
Por exemplo, se o objetivo do chatbot é aumentar as vendas, é necessário estabelecer uma estratégia para apresentar os produtos da marca ao usuário. Caso o objetivo seja aumentar a frequência de visitas ao site, é necessário estabelecer uma estratégia para gerar leads.
Criar as mensagens que serão enviadas ao público-alvo
Depois de definir a estratégia, é necessário criar as mensagens que serão enviadas ao público-alvo. As mensagens devem ser criadas de acordo com a persona do chatbot e com a linguagem da comunicação.
É importante que as mensagens sejam relevantes para o público-alvo e que despertem o interesse do usuário. Além disso, é importante que as mensagens sejam claras e objetivas.
Ao final do artigo, sugerimos que Curta e Compartilhe