Como E Por que Acompanhar Leads De Vendas

Acompanhar leads de vendas é essencial para qualquer negócio que busque mais vendas e lucros. É por meio do...

Vinicius Lima - 9 de junho de 2022
Como E Por que Acompanhar Leads De Vendas



Acompanhar leads de vendas é essencial para qualquer negócio que busque mais vendas e lucros. É por meio do acompanhamento dos leads que você descobre qual é o seu potencial cliente e pode direcionar as suas estratégias de marketing para atingi-los.

 

Mas como acompanhar leads de vendas de forma eficiente?

Primeiramente, é importante criar uma estrutura para o seu processo de vendas. Essa estrutura deve incluir, pelo menos, os seguintes passos:

 

Identificação de leads qualificados

Essa é a etapa inicial do processo, na qual é necessário filtrar os leads que sejam potenciais clientes. Para isso, é necessário estabelecer critérios de qualificação, como o valor do potencial contrato, o nível de decisão da empresa e o tempo de contratação.

 

Qualificação de leads

Nessa etapa, é necessário analisar os leads qualificados e verificar se eles estão dentro dos critérios estabelecidos na etapa anterior.

 

Prospecção

É nessa etapa que você entra em contato com os leads qualificados e tenta fechar a venda.

 

Acompanhamento

É durante essa etapa que você acompanha o processo de vendas até sua conclusão.

 

Fechamento da venda

Essa é a etapa em que você finaliza a venda e recebe o pagamento.

 

Para acompanhar os leads de forma eficiente, é necessário utilizar as ferramentas certas. As principais ferramentas de acompanhamento de vendas são:

 

CRM

O CRM é a ferramenta mais utilizada para acompanhar leads de vendas. Ela permite o acompanhamento de todo o processo, desde a identificação até o fechamento da venda.

 

Escalas de prioridade

Essa ferramenta ajuda a determinar quais leads devem ser priorizados e acompanhados de forma mais intensa.

 

Pipeline

A ferramenta pipeline ajuda a visualizar o progresso das vendas de forma mais clara.

 

Dashboards

Os dashboards são ferramentas que fornecem um panorama geral dos indicadores de vendas.

 

Relatórios

Os relatórios fornecem informações detalhadas sobre as vendas.

 

Como você pode ver, acompanhar leads de vendas é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Utilizando as ferramentas certas e as técnicas de acompanhamento de vendas, você consegue obter uma visão clara dos indicadores de vendas e direcionar as suas estratégias de marketing para atingir os seus objetivos.

Por isso, é importante Curtir e Compartilhar este artigo para que mais empresários saibam da importância de acompanhar os leads de vendas.

 

Além das ferramentas, é importante utilizar técnicas de acompanhamento de vendas. As principais técnicas de acompanhamento de vendas.