Como Escrever Uma Declaração De Missão Empresarial Poderosa (+3 Exemplos)
A declaração de missão empresarial é a definição da razão de existir de uma empresa. É um documento que...

A declaração de missão empresarial é a definição da razão de existir de uma empresa. É um documento que deve ser escrito de forma clara, objetiva e sucinta, para que todos os funcionários, acionistas e parceiros da empresa compreendam qual é o seu negócio e qual é a sua visão.
Neste artigo, vamos dar dicas de como escrever uma declaração de missão empresarial poderosa, além de apresentar três exemplos de empresas bem-sucedidas.
Como escrever uma declaração de missão empresarial poderosa
A declaração de missão empresarial deve ser clara, objetiva e sucinta. Veja algumas dicas de como escrevê-la:
Defina os objetivos da empresa
Primeiro, defina os objetivos da empresa. Quais são as metas a serem alcançadas? Quais são as suas principais conquistas?
Conte a história da empresa
Depois, conte a história da empresa. Quando ela foi fundada? Quais foram os principais momentos da sua história?
Descubra o propósito da empresa
Por fim, descubra o propósito da empresa. Qual é a razão de existir da empresa? Por que ela existe?
Após responder essas perguntas, é possível escrever a declaração de missão empresarial. Veja alguns exemplos:
Apple
A Apple Inc. é uma empresa americana de tecnologia fundada em por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne. A empresa é conhecida pelo seu computador pessoal Apple II, o primeiro a ter uma tela colorida, e pela sua linha de iPod, iPhone e iPad.
A missão da Apple é “criar os melhores produtos da história e mudar a forma como as pessoas vivem, trabalham e se comunicam”.
Amazon
A Amazon é uma empresa de comércio eletrônico fundada em por Jeff Bezos. A empresa é conhecida pelo seu site de venda de livros, que se tornou o maior do mundo, e pelo seu serviço de streaming de vídeo Amazon Prime.
A missão da Amazon é “ser a melhor empresa para se trabalhar e o melhor lugar para se comprar”.
O Google é um site de buscas fundado em por Larry Page e Sergey Brin. O Google é o site de buscas mais utilizado do mundo, e é também reconhecido pela sua linha de produtos, como o Android, o Google Chrome e o YouTube.
A missão do Google é “organizar a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil”.