O Marketing de Conteúdo

É uma abordagem estratégica de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair...

Vinicius Lima - 29 de março de 2022
O Marketing de Conteúdo



É uma abordagem estratégica de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo
valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido. Em última
análise, visa estimular o crescimento da ação lucrativa do cliente.

Marketing de conteúdo é um termo guarda-chuva que abrange um conjunto de estratégias,
técnicas e táticas para cumprir as metas de negócios e clientes, usando o conteúdo mais
relevante para atender, atrair, converter, reter e engajar clientes.

Metas de Marketing de Conteúdo:
Dado o fato de que o conteúdo desempenha um papel em praticamente todas as técnicas de
marketing e táticas, não há metas que não possam ser alcançadas usando conteúdo. Vemos
que os profissionais de marketing se concentram em alguns objetivos importantes, como −

• Venda
• Geração de leads
• Nutrição de leads
• Compromisso
• Conscientização da marca
• Up-selling e cross-selling
• Retenção e fidelização de clientes
• Evangelismo do cliente

Embora esses sejam os objetivos típicos encontrados em pesquisas de marketing de
conteúdo, pense fora da caixa e observe para os objetivos de seus “públicos”.
Começar o Marketing de Conteúdo

Aqui está um breve conjunto de diretrizes que você pode seguir para começar o marketing
de conteúdo −

• Primeiro, encontre um motivo para começar a usar marketing de conteúdo. Saber
qual é o motivo e o propósito. Daqui a alguns anos, as pessoas dirão que o marketing
de conteúdo não funciona. É como nas mídias sociais: as pessoas começam a dizer que
não funciona porque muitas vezes esquecem para que e quem queriam que
funcionasse.

• Não reinvente a roda. Antes de sonhar com novos conteúdos, veja o que você já tem.
Muitas vezes, o melhor conteúdo para seus clientes e negócios já está na cabeça de
seus clientes. Você só precisa encontrar um jeito apresentá-lo de uma maneira que
todos entendem.

• Conheça as diferentes pessoas e tipos de clientes e possibilidades que você deseja.
Esteja ciente de como eles “agem” o que eles querem e como eles utilizaram o
conteúdo.

• Agora, é hora de organizar esse conteúdo e conferir os melhores formatos e canais.
Conheça os diferentes formas de conteúdo que seus potenciais clientes usam e
existem boas dicas para garantir que seu conteúdo seja ” envolvedor”. Alinhe o
conteúdo aos tipos de canais que você acha que ele será mais recebido.

• Depois de saber qual conteúdo você tem, descubra o que você precisa.

• É hora de garantir que o conteúdo seja encontrado ou utilizado! Promover, conectar e
engajar.

Finalmente, teste, meça e otimize continuamente. Experimente tipos diferentes de conteúdo.
Verifique as análises. Monitore seus gastos. E sempre se adapte.