O Que É SEO E Como Funciona (Search Engine Optmization)
SEO significa otimização do mecanismo de busca, que é um conjunto de práticas destinadas para melhorar a aparência e...

SEO significa otimização do mecanismo de busca, que é um conjunto de práticas
destinadas para melhorar a aparência e o posicionamento das páginas da Web
nos resultados de busca orgânica. Como a pesquisa orgânica é a maneira mais
proeminente para as pessoas descobrirem e acessarem conteúdo online, uma boa
estratégia de SEO é essencial para melhorar a qualidade e a quantidade de
tráfego para o seu site.
Por que o SEO é importante?
Para entender o valor do SEO, vamos dividir nossa definição em três partes:
• Resultados de pesquisa orgânica: as listagens não pagas em uma página
de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) que o mecanismo de
pesquisa determinou são mais relevantes para a consulta do usuário. Os
anúncios (neste contexto, PPC ou anúncios pay-per-click) compõem uma
parte significativa de muitos SERPs. Os resultados da pesquisa orgânica são
distintos desses anúncios, pois são posicionados com base nos algoritmos de
classificação orgânica do mecanismo de pesquisa, em vez de lances de
anunciantes. Você não pode pagar para que sua página tenha classificação
mais alto em resultados de pesquisa orgânica.
• Qualidade do tráfego orgânico: quão relevante o usuário e sua consulta de
pesquisa são para o conteúdo que existe em seu site. Você pode atrair
todos os visitantes do mundo, mas se eles estiverem acessando seu site porque
o Google diz que você é um recurso para computadores da Apple quando na verdade
você é um fazendeiro vendendo maçãs, esses visitantes provavelmente
deixarão seu site sem concluir quaisquer conversões. O tráfego de alta
qualidade inclui apenas visitantes genuinamente interessados nos produtos,
informações ou outros recursos que seu site oferece. O SEO de alta
qualidade capitaliza o esforço do mecanismo de busca para corresponder a intenção de pesquisa de um usuário às páginas da Web listadas no SERP.
• Quantidade de tráfego orgânico: o número de usuários que chegam ao seu
site através de resultados de pesquisa orgânica. O Os usuários são muito mais
propensos a clicar nos resultados de pesquisa que aparecem perto do
topo da SERP, e é por isso que é importante usar sua estratégia de SEO
para classificar páginas relevantes tão bem quanto você pode. Quanto mais
visitantes você atrair para o seu site, maior a probabilidade de você ver um
aumento em conversões valiosas.
Como funciona o SEO?
Mecanismos de busca como Google e Bing usam rastreadores, às vezes também chamados de bots
ou spiders, para coletar informações sobre todo o conteúdo que podem encontrar na internet. O
rastreador começa a partir de uma página da Web conhecida de links internos(link de uma página
para outra no mesmo domínio) para páginas dentro desse site, bem como links externos(link de
saida) para páginas em outros sites. O conteúdo dessas páginas, mais o contexto dos links
seguidos, ajudam o rastreador a entender sobre o que é cada página e como ela está
semanticamente conectada a todas as outras páginas do enorme banco de dados do
mecanismo de pesquisa, chamado de índice.
Quando um usuário digita ou faz uma consulta na caixa de pesquisa, o mecanismo
de pesquisa usa algoritmos complexos para retirar o que acredita ser a lista de
resultados mais precisa. Esses resultados orgânicos podem incluir páginas da Web
cheias de texto, artigos de notícias, imagens, vídeos, listagens de negócios locais e
outros tipos de conteúdo mais nichos.
Existem muitos fatores que entram nos algoritmos dos mecanismos de pesquisa, e esses
fatores estão evoluindo o tempo todo para acompanhar a mudança de
comportamento do usuário e os avanços no aprendizado de máquina.