O Que Saber Antes De Vender Sua Pequena Empresa
Pesquise o preço de mercado Antes de vender a empresa, é importante pesquisar o valor de mercado da mesma....

Pesquise o preço de mercado
Antes de vender a empresa, é importante pesquisar o valor de mercado da mesma. Faça uma lista de comparativos de empresas similares na sua região e submetê-la a um profissional especializado em venda de empresas. Assim, você saberá qual é o seu negócio realmente worth e estará preparado para receber propostas.
Defina um prazo
É importante definir um prazo para a venda da empresa de modo a não deixar o processo se arrastar. Isso mostrará aos potenciais compradores que você está interessado em vender e os incentivará a apresentar propostas.
Tenha um plano B
Apesar de você estar decidido a vender a empresa, é importante ter um plano B para caso a venda não se concretize. Dessa forma, você continuará mantendo seu negócio vivo e poderá voltar a explorá-lo caso a venda não aconteça.
Tenha em mente seus objetivos
Antes de vender a empresa, é importante ter em mente quais são seus objetivos. Talvez você esteja buscando um investidor para ajudá-lo a expandir seu negócio, ou talvez queira simplesmente se livrar dos problemas relacionados à gestão da empresa. Defina seus objetivos para que você possa direcionar a venda da empresa de maneira mais adequada.
Escolha o melhor intermediário
Não é preciso vender a empresa diretamente para um comprador. Você pode usar um intermediário para facilitar o processo. Escolha um intermediário que esteja familiarizado com o mercado de empresas de sua região e com as negociações de venda.
Faça uma limpeza
Apesar de não ser obrigatório, é recomendável fazer uma limpeza na empresa antes de vender. Isso inclui tirar da empresa todos os equipamentos e documentos pessoais dos funcionários. Além disso, é importante fazer um balanço financeiro da empresa para que o comprador tenha uma ideia clara do seu estado.
Certifique-se de que está tudo em ordem
Antes de vender a empresa, é importante certificar-se de que todos os contratos assinados estão em ordem e que todos os pagamentos foram realizados. Certifique-se também de que há um plano de sucessão para a empresa caso você não esteja mais disposto a administrá-la.
Cuide da documentação
A documentação é um dos itens mais importantes na venda de uma empresa. Certifique-se de preparar toda a documentação necessária, incluindo contratos de compra e venda e declarações de imposto de renda. Isso garantirá que transação ocorra sem problemas.
Mantenha a discrição
Não é necessário divulgar a venda da empresa para todos. Mantenha a informação restrita aos poucos funcionários que precisam estar cientes e aos potenciais compradores. Isso ajudará a manter a discrição do processo e evitará problemas.
Faça uma boa negociação
Apesar de todos esses cuidados, é importante lembrar que a venda de uma empresa é uma negociação. Portanto, é importante estar preparado para negociar as condições da venda com cuidado.